ROTEIRO DE 10 DIAS NA ISLÂNDIA

Conhecer a Islândia era um sonho que eu finalmente pude realizar esse ano. Ficamos quase 2 semanas nesse país que mais parece um outro planeta e vou compartilhar com vocês agora o nosso roteiro de 10 dias na Islândia.

Durante os 10 dias que estivemos na Islândia, demos a volta no país com um carro que alugamos no primeiro dia de viagem. Em cada dia dormimos em um AirBnb ou hotel diferente e fomos visitando os pontos que selecionamos e tínhamos mais vontade de conhecer. Por fim, escolhemos ir em outubro, por ser o início da melhor época do ano para ver a Aurora Boreal e também porque ainda não é muito frio.

DIA 01 - GOLDEN CIRCLE

Pegamos o voo bem cedo em Amsterdam e chegamos no aeroporto de Keflavik, na Islândia, pelas 9h da manhã.

Alugamos nosso carro pela empresa LAGOON RENTAL com 2 meses de antecedência. Quando chegamos no aeroporto, a empresa nos levou até o estacionamento para retirarmos o nosso carro. E aí começamos nossa aventura pela Islândia.

Nossa primeira parada foi o Parque Nacional Thingvellir (Þingvellir). É nesse lugar que você vai ver a fenda que divide as placas tectônicas da América do Norte e Eurásia (e você também pode fazer um mergulho de snorkel ou cilindro entre as placas). Além disso, o parque é lindo e vale muito a pena caminhar por lá e ver paisagens incríveis. Aproveite também para tomar um café e ir ao banheiro para poder seguir viagem.

Nesse parque o estacionamento é pago e custa em torno de €7.

Em seguida, fomos conhecer a famosa área dos Geysers, que são nascentes termais que de tempos em tempos entram em erupção e jorram água quente e vapor de ar para cima. O Geysir mais famoso dessa área se chama Strokkur e ele normalmente entra em ação a cada 4 ou 8 minutos.

Logo em frente aos Geysirs, atravessando a rua, você vai encontrar uma área comercial com lojas e restaurantes. Nós almoçamos por lá e gostamos muito (pedimos o prato de peixe com batatas fritas, o famoso fish and chips).

Por fim, nossa última parada do dia foi nossa primeira queda d'água da viagem: a cachoeira Gullfoss. Eu amei conhecer esse lugar.. fácil acesso, tem estrutura e você consegue chegar bem pertinho da cachoeira. Realmente uma experiência maravilhosa!

HOSPEDAGEM

Escolhemos o Hotel Rangá para passar nossa primeira noite na Islândia. E que ótima escolha! O hotel é incrível, muito lindo, bem decorado, tem uma estrutura maravilhosa e atendimento melhor ainda.

Para o jantar, escolhemos o menu de 3 pratos e estava tudo delicioso. Além do mais, ter o restaurante do hotel facilitou muito nossa vida, já que em vários lugares da Islândia você acaba ficando meio isolado e não tem muitas opções para sair para comer.

O que a gente mais amou no hotel foi que eles têm uma lista onde você pode se cadastrar para ser avisado durante a noite caso a Aurora Boreal decida aparecer. E eles tem piscinas térmicas do lado de fora… então mesmo que esteja 4 graus, você pode entrar na piscina e curtir a água quentinha.

DIA 02 - COSTA SUL

A Islândia é cheia de cachoeiras, sério… você vai ver muitas delas durante a viagem. Por isso, para otimizar o tempo, é importante escolher as que você mais quer conhecer; nós escolhemos as mais famosas e não nos arrependemos, elas são realmente incríveis.

Começamos o segundo dia indo conhecer Seljalandsfoss, a cachoeira que tem um nome impossível de pronunciar. E a experiência por lá foi SURREAL. Essa é a cachoeira que você consegue andar por trás, quase como se estivesse dentro dela.

Fica a dica: roupas impermeáveis e sapato adequado (também impermeável) são ESSENCIAIS nessa cachoeira e na viagem para a Islândia, em geral.

Seguimos viagem para a próxima cachoeira do dia: Skógafoss. Que lugar incrível! Além de conseguir chegar bem pertinho da cachoeira (e sair completamente molhados), subimos as escadas para vê-la de cima. A natureza na Islândia é mesmo surreal.

Nesse ponto, paramos no restaurante BISTRO BAR para almoçar. Pagamos €10 euros por prato de sopa (caro, né?) e estava muito bom.

De lá, dirigimos por algum tempo até chegar em Dirholaey, a famosa pedra furada da Islândia que apareceu em cenas de Game Of Thrones - assim como muitos outros lugares da Islândia.

A vista de cima da montanha é linda demais. Ficamos lá por alguns minutos, fizemos fotos e seguimos em frente para chegar, logo ao lado, na famosa praia de areia preta Reynisfjara.

Por conta da atividade vulcânica no país, as praias islandesas têm a areia preta. E eu confesso que acho que a praia não seria tão bonita, caso não fosse esse detalhe. Fica tudo mais especial e diferente.

A praia de Reynisfjara é linda, mas você deve tomar cuidado quando estiver por lá. O mar muda o tempo todo e as ondas podem ficar grandes de uma hora pra outra, então não chegue muito perto da água e fique em segurança.

Fizemos nossa foto no famoso paredão de basalto vulcânico, caminhamos pela praia e seguimos viagem.

HOSPEDAGEM

Passamos a noite no hotel Klausturhof Guesthouse, em Kirkjubæjarklaustur. O quarto era simples, mas super limpo e com tudo o que a gente precisava. Nesse vilarejo, encontramos um dos melhores restaurantes da viagem, o Systrakaffi, e dividimos uma pizza que estava deliciosa (inclusive, dividir a comida é uma boa ideia para economizar dinheiro na Islândia).

DIA 03 - SKAFTAFFEL E JOKURSALON

No terceiro dia, regredimos um pouco no mapa para visitar um local que queríamos ter indo no dia anterior, mas que, por conta do tempo ruim, não conseguimos ir. Depois de 20 minutos na estrada saindo de Kirkjubæjarklaustur, chegamos no Canyon Fjaðrárgljúfur. Valeu super a pena ter ido lá, a trilha é super tranquila e não é longa. Fizemos várias fotos, apreciamos a paisagem incrível e seguimos viagem.

Nossa próxima parada seria a cachoeira Svartifoss, no Parque Nacional Vatnajökull, na área de Skaftafell, porém, no meio do caminho, decidimos que queríamos fazer o tour de hiking num glaciar. Compramos os ingressos pelo celular com a empresa Arctic Adventures e fomos ao ponto de encontro para a saída do passeio - que fica no Parque Nacional Vatnajökull.

Sobre o tour: a experiência de caminhar num glaciar com os equipamentos profissionais é super legal e diferente, mas o tour em si é muito demorado (você fica menos de 1 hora no glaciar, enquanto todo o processo de ir, fazer o passeio e voltar para o parque leva quase 4 horas). Se fosse para escolher entre o tour no glaciar e o mergulho entre as placas tectônicas, hoje eu provavelmente escolheria o mergulho (mesmo que eu não tenha feito o mergulho, acho que a experiência deve ser melhor).

Terminamos o tour quase no fim do dia, o sol já estava indo embora e a noite chegava. Mas ainda assim tinha um local que estava no nosso roteiro e eu PRECISAVA ver, a famosa lagoa glaciar Jokulsarlon.

Eu mal tinha visto a lagoa e já estava chorando de emoção. Definitivamente um dos locais mais lindos que já vi na vida e um dos meus preferidos da Islândia. É simplesmente surreal. Uma lagoa e pedaços de gelo gigantes. Focas nadando pra lá e pra cá. O glaciar de fundo. É uma vista de tirar o fôlego.

Em seguida, só atravessamos para o outro lado da estrada para conhecer a famosa Diamond Beach (praia dos diamantes). Os pedaços de gelo que estão na lagoa glaciar seguem em direção a essa praia e aí imagina só: uma praia de areia preta e pedaços de gelo gigantes que parecem diamantes por todo o canto. Surreal!

HOSPEDAGEM

Finalizamos o dia em um AirBnb na cidade de Höfn. Me apaixonei por esse apartamento… um estúdio, super bem equipado com tudo o que a gente precisava, banheiro grande, cama confortável e uma cozinha que eu queria pra mim.

DIA 04 - VESTRAHORN E SEYÐISFJÖRÐUR

No quarto dia, seguimos em direção a Vestrahorn, na península de Stokksnes, uma das montanhas mais lindas da Islândia. Com picos atingindo 454 metros, uma lagoa incrível em frente e uma praia de areia preta ao redor, é realmente um dos lugares mais lindos que já vimos. Infelizmente o tempo não era dos melhores, o céu estava nublado e as nuvens bloqueavam o topo da montanha, mas ainda assim conseguimos curtir a paisagem.

Você precisa comprar um ingresso no Viking Cafe para acessar a estrada de Vestrahorn. Pagamos 1800 ISK para duas pessoas (em torno de €13).

Saindo de lá, começamos a seguir caminho rumo à parte norte da Islândia. Foram mais de 3 horas dirigindo para chegar na vila de Seyðisfjörður. Eu queria muito conhecer a cidadezinha com a famosa rua colorida e a igreja azul de fundo. A parada por lá foi rápida, porque realmente é uma cidade pequeninha e sem muitas atrações (mas ainda assim, lotada de turistas).

Por fim, seguimos rumo à Egilsstaðir, cidade onde íamos passar a noite. Chegando lá, buscamos no mapa por piscinas térmicas nas proximidades e para a nossa surpresa, havia uma na cidade, inaugurada há poucos meses. Fomos para a Vök Baths e que experiência maravilhosa. Piscinas flutuantes de água termal com temperaturas entre 35°C e 40°C. A água das piscinas vem do fundo do lago onde elas flutuam. Já a temperatura do lago, por sua vez, ficava entre 6°C e 8°C. É claro que fizemos a loucura de entrar na piscina de água quente, mergulhar no lago congelante e voltar para a piscina quentinha, né? Foi horrível, mas valeu a pena hahaha.

HOSPEDAGEM

O apartamento dessa noite era um pouco antigo, mas não atrapalhou a experiência. O banheiro era grande e renovado, então valeu.

DIA 05 - DETTIFOSS E LAGO MYVATN

Quinto dia de viagem e nossa primeira parada foi na cachoeira mais poderosa da Europa, a Dettifoss. Eu achava que as outras cachoeiras que tínhamos visto até então eram grandes e fortes, mas essa me surpreendeu. Realmente é surreal! O barulho da água é fortíssimo. Ali a gente vê o poder da natureza. Vale muito a pena a parada!

Dica: existem duas rotas para chegar na cachoeira, a 862 e a 864. A rota 862 é pavimentada e a estrada é melhor, mas a vista da cachoeira é mais distante e tem as cordas de proteção. Já a rota 864 é estrada de chão batido com MUITO buraco, mas a vista é extremamente melhor e você consegue chegar na beirada da cachoeira.

De lá, dirigimos em direção ao Lago Myvatn e é importante prestar atenção nas placas, porque ao redor dele existem muitas atrações para você visitar. A primeira parada foi em Hverir, uma das muitas áreas geotermais da Islândia. Ficamos bem rapidinho nesse local, porque o cheiro de enxofre (ovo podre) era insuportável haha. Do outro lado da estrada fica a entrada para Krafla, uma área vulcânica, com piscinas geotermais, uma cratera vulcânica e uma paisagem que te faz pensar que chegou em marte.

Seguindo em frente, finalmente conseguimos ver o Lago Myvatn e logo ali perto está o restaurante Vogafjós, mais uma indicação da Dani Noce que vale a pena seguir. Nesse restaurante, eles produzem praticamente tudo o que vendem, inclusive o Geysir rye bread (pão de centeio geysir), um pãozinho delicioso cujo cozimento leva 24 horas e é feito embaixo da terra, na área geotermal ali pertinho. O cardápio tem opções de sanduíches e pratos grandes, então aproveite.

A próxima parada foi cenário de um dos episódios de Game Of Thrones, a caverna Grjótagjá. As entradas são pequenas e bem disputadas por turistas, então tenha paciência. É bem legal lá dentro, a água é quente e cristalina, e claro, fede a enxofre haha.

HOSPEDAGEM

Finalizamos nosso dia na cidade de Akureyri. Como nosso AirBnb não ficava no centro da cidade, decidimos passar no mercado e comprar os ingredientes para preparar nosso jantar em casa (uma das facilidades de ficar num AirBnb é poder cozinhar e gastar menos com comida). O AirBnb era ótimo, um estúdio super espaçoso e limpo, com tudo o que a gente precisava.

DIA 06 - AKUREYRI E SIGLUFJÖRÐUR

Nosso sexto dia foi mais tranquilo; como não tínhamos nada programado, decidimos dirigir até o norte, na cidade de Siglufjörður, para apreciar a paisagem, conhecer mais um vilarejo e almoçar em um restaurante diferente. A viagem até lá durou 1 hora e 20 minutos e valeu muito a pena. Almoçamos no restaurante Hannes Boy.

Ao voltar para Akureyri, fomos conhecer a famosa Christmas House (Casa do Natal). Que lugar encantador! Muitas decorações de natal incríveis, um clima super gostoso, a casa em si é super fofa e, logo ao lado, fica um mercado com produtos feitos na região. Compramos marshmallows que já vinham no espeto e fizemos ali mesmo na fogueira do local. A entrada na casa é gratuita!

Nosso dia terminou no mesmo AirBnb.

DIA 07 - GLAUMBÆR, KIRKJUFELL E BUDAKIRKJA

Nossa primeira parada do dia foi em Glaumbær, um conjunto de casas feitas de grama, madeira e pedras, que são a coisa mais fofinha do mundo. Juro, parecem cenário de filme (assim como tudo na Islândia). Infelizmente, no dia em que fomos estava tudo fechado e não conseguimos ver as casinhas por dentro, mas no site do museu, você consegue encontrar datas e valores.

De lá, dirigimos por algumas horas até chegar em Kirkjufell, uma das montanhas mais famosas da Islândia. Ela é realmente super imponente, alta e bonita. Além de ter um formato diferente que faz parecer que foi esculpida a mão. E, claro, também foi cenário de Game Of Thrones.

E perto da montanha, fica a Kirkjufellsfoss, cachoeira que também vale a pena a parada se você tiver tempo.

Mais algumas horas dirigindo e chegamos na última parada do dia: a famosa igreja preta Budakirkja (Búðakirkja). Muitas pessoas falaram que parece cenário de filme de terror.. eu já achei lindo demais. Imagina uma igrejinha preta, no meio do nada, num campo de lava, e uma praia de areia preta de fundo? Não é algo que a gente vê todos os dias. A primeira Budakirkja foi construída em 1703, mas foi demolida por falta de paroquianos. Aí, em 1987, um membro fiel da igreja conseguiu que ela fosse reconstruída e está aí desde então.

HOSPEDAGEM

Por fim, chegamos no AirBnb mais legal da viagem: uma tiny house (casa pequena). A casa parecia uma caixinha, SUPER pequena mesmo, mas tinha tudo o que precisávamos, inclusive um sofá que escondia a cama que estava na parede e parecia um armário. E foi nessa casa que vimos a aurora boreal… cenário perfeito: estávamos no meio do nada, um céu incrível e ela apareceu pra gente. Dançando no céu. Coisa mais linda do mundo!

DIAS 08, 09 e 10 - REYKJAVIK

Nossos últimos dias de viagem foram em Reykjavik. Escolhemos ficar mais dias na capital para termos uma “margem de segurança” caso quiséssemos fazer algo que não estava no roteiro e também para podermos descansar. Mas já adianto que apenas 1 dia em Reykjavik é suficiente para ver tudo.

A Blue Lagoon fica há 50km de Reykjavik. Caso você queira ir até lá, pode incluir o passeio para os últimos dias de viagem.

Visitamos a famosa Hallgrimskirkja, a igreja de Reykjavik, caminhamos pela cidade e fizemos um treino no famoso box CrossFit Reykjavik (pagamos €20 por pessoa para fazer 1 aula).

Além disso, dirigindo para fora da cidade, você pode visitar um lago belíssimo, o Kleifarvatn, e caso não tenha ido em áreas geotermais o suficiente, ali perto do lado está Krýsuvík.

HOSPEDAGEM

Durante nossos dias em Reykjavik, ficamos no hotel Radisson Blu 1919. Ele fica extremamente bem localizado, perto do centro e fácil de caminhar para todos os pontos mais importantes da cidade. Super confortável, todos os quartos foram renovados e o café da manhã é excelente!

ASSISTA TODOS OS VLOGS DA VIAGEM

Fomos para a Islândia e nos apaixonamos. Tô super feliz de compartilhar o primeiro vlog da viagem com vocês! Hotel Rangá https://www.hotelranga.is/ https://www.instagram.com/hotelranga/ Quer ver mais? Então assiste meu último vídeo: https://youtu.be/t3dsYcJN_pE! E se cadastra aqui pra receber um e-mail super especial 2 vezes por mês com dicas e bate-papo sobre a vida: https://vanessalino.com/newsletter.

E essa foi a nossa viagem para a Islândia. Foi a realização de um sonho! Acredite, chorei algumas vezes enquanto fazia esse post. A Islândia é surreal, uma beleza pura e selvagem. Por muitos momentos foi difícil de acreditar no que nossos olhos estavam vendo… E não tem foto ou vídeo que sejam bons o suficiente para mostrar tudo o que esse lugar realmente é. Por isso, eu recomendo que você vá para a Islândia e se apaixone por ela assim como eu me apaixonei.

Se você quiser saber quanto gastamos na viagem, clique aqui e assista ao vídeo que fiz falando quanto custou tudo o que fizemos por lá.

Espero que esse post te ajude a montar um roteiro incrível para a Islândia. Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e eu vou te ajudar com o que puder.

Se quiser saber mais, indico o blog da Naty (vivendonazoropa.com) que tem dicas imperdíveis sobre a Islândia e também sobre como fotografar a aurora boreal.