ONDE COMPRAR PASSAGENS DE AVIÃO

Uma pergunta que recebo diariamente é sobre onde comprar passagens de avião.

Existem diversos sites para realizar compras de passagens e o ideal é sempre usar vários para garantir que encontrou o melhor preço antes de finalizar a compra.

COMPRAR PASSAGENS NA EUROPA

Como moramos na Holanda, utilizamos sites internacionais para buscar nossas passagens. Normalmente, compramos pelo Google Flights (que também funciona para o Brasil) ou Kiwi (que também funciona para o Brasil, mas não mostra os preços em reais).

O Kiwi é meu favorito, porque me dá a possibilidade de colocar o ponto de partida, as datas em que pretendo viajar e no destino posso colocar “qualquer lugar”. Assim, vejo todos valores de passagens das mais baratas às mais caras para todos os lugares possíveis e consigo escolher um destino diferente para viajar.

Além disso, o site dá garantias contra cancelamento e atrasos de voos e mostra, além de passagens aéreas, passagens de trem e ônibus.

COMPRAR PASSAGENS NO BRASIL

No Brasil, acredito que os sites para compra de passagens mais conhecidos sejam Decolar e Submarino Viagens. Em ambos sites, além das passagens, você consegue reservar hotel, alugar carro e por aí vai. Além disso, o Kiwi, meu site favorito, também vende passagens nos Brasil e os preços são incríveis, vale a pena pesquisar por lá.

Agora existem também os sites onde pessoas colocam suas milhas para vender e é com essas milhas que você compra suas passagens. Os sites mais conhecidos nesse formato são 123 Milhas e Max Milhas. Já ouvi falar que você pode encontrar preços incríveis por lá.

Além de buscar nesses sites que mostram passagens de várias companhias aéreas, indico buscar também nos sites das próprias companhias - só para garantir. E é legal sempre usar o “incógnito” do seu navegador para fazer as buscas, assim nada fica salvo no sistema do site e eles não ficam aumentando os preços de propósito.

COMPRARPASSAGENSDEAVIAO

DICAS

  • Não tenha pressa na hora de comprar passagens. Quanto mais você pesquisar em sites diferentes, maior a chance de conseguir um preço melhor.

  • Se você tiver flexibilidade de datas a chance de conseguir preços melhores aumenta muito. Normalmente, passagens no meio da semana (terça, quarta e quinta-feira) são mais baratas do que em finais de semana.

  • Às vezes a passagem fica mais cara porque o aeroporto de origem é caro. Faça o cálculo de quanto custaria ir até outra cidade para pegar o avião em um aeroporto diferente. Isso pode te salvar um bom dinheiro.

  • Aviões de viagens internacionais tendem a ter pouquíssimo espaço entre as poltronas na classe econômica. Se você quiser mais espaço, procure escolher os assentos das primeiras filas, saída de emergência ou da classe “premium economy” que algumas companhias oferecem. É claro que isso pode custar um pouco mais, mas vale a pena pelo conforto.

  • Se você tem restrições alimentares, lembre de sinalizar isso na compra da passagem. Normalmente, as companhias oferecem, pelo menos, refeições vegetarianas e veganas.

  • Se você está viajando com bebê, confira as facilidades que a companhia aérea oferece no seu caso.

  • Muitas companhias oferecem serviço de acompanhante para crianças e idosos viajando sozinhos.

  • Comprar passagens com antecedência pode te garantir um ótimo preço.

  • Use o site SeatGuru para garantir que está escolhendo um bom assento no avião. Ele te mostra se o assento fica perto do banheiro, se é muito apertado e por aí vai.

  • Para viagens curtas, pode valer mais a pena viajar sábado de manhã do que sexta de noite.

  • Passagem um pouco mais cara ou 1 diária a mais no hotel? Às vezes pagar um pouco mais na passagem acaba valendo mais a pena no valor total da viagem.

  • Para viagens com conexões, você pode encontrar passagens mais baratas se buscar por cada trecho separadamente, mas lembre-se que, comprando dessa forma, você não tem garantias caso perca o próximo voo. Por isso, é sempre indicado comprar as passagens num mesmo pacote.

  • Comprar passagens com agências de viagem pode ser prático porque eles fazem tudo por você, mas vai ser mais caro. Afinal, eles precisam ser pagos pelo serviço prestado, não é mesmo?

 

Espero que as dicas sejam úteis e te ajude a encontrar a melhor passagem pelo melhor preço para a sua próxima viagem.

E é claro, se você tiver alguma dica infalível para comprar passagens baratas, deixa aqui nos comentários!