O QUE FAZER EM OSLO

Decidimos ir para Oslo bem no meio do inverno, porque queríamos ter a experiência completa: muito frio, neve e paisagens incríveis. Tivemos tudo isso e mais um pouco. Nesse post, vou te contar o que fazer em Oslo, dicas de restaurantes e passeios.

Ir para a Noruega no inverno é uma experiência que já começa incrível desde o avião: a vista lá do alto é surreal. Tudo branquinho e as árvores cobertas de neve.. nesse momento eu já não sabia se ria ou se chorava.

Com relação ao nosso roteiro, a gente teve muita sorte de ter a Gabi, uma seguidora muito querida, que nos ajudou. Ela mora na Noruega há 5 anos e nos passou dicas incríveis que fizeram nossa viagem ser a melhor possível. Obrigada, Gabi!

IMG_6219.jpg

NO AEROPORTO

No aeroporto GARDERMOEN de Oslo, você conta com duas opções para chegar no centro da cidade: um trem da empresa Flytoget - que leva 20 minutos - e o trem da NSB, que é a empresa de trens da Noruega, e que leva 25 minutos. A dica aqui é: opte pelo trem da NSB, pois leva praticamente o mesmo tempo para chegar em Oslo Central e é a metade do preço. A passagem vai custar 105 coroas, o que dá R$47,00 (com a cotação de hoje).


TRANSPORTE EM OSLO

Com o aplicativo RuterBillett, você compra suas passagens para usar os transportes de Oslo super fácil. São opções de ticket para apenas uma viagem, para 24 horas, 7 dias, 30 dias e por aí vai. Nesse link você confere todos os preços e informações importantes. Com o ticket você pode andar de trem, metrô, tram e barco.

*Pelo aplicativo, você consegue fazer o pagamento com cartão VISA e MASTERCARD.

Utilizamos o Google Maps para nos guiarmos pela cidade e super funciona para saber quais transportes pegar também.


ONDE FICAR

Escolhemos o hotel The Thief Oslo para ser nossa casa na cidade. O hotel é maravilhoso! Quarto super confortável, bem equipado e cama maravilhosa. Além disso, o hotel tem um SPA com vários tratamentos para pele e corpo onde é preciso agendar horário, mas também tem piscina aquecida, sauna e outras facilidades que você pode acessar sem agendamento (mas precisa estar incluso na sua reserva ou você pode pagar só pelo dia que quiser usar).

A localização não poderia ser melhor. Está perto dos principais pontos turísticos, do píer de onde saem os barcos para as ilhas e de vários restaurantes. Facilitou muito nossa vida e quase não precisamos usar o transporte público.


O QUE FAZER

Opera House Oslo

É um prédio muito maravilhoso e a parte mais legal é que você pode subir nas rampas laterais e ter uma vista incrível de Oslo lá de cima. A entrada da Opera House Oslo é gratuita e ali você pode aproveitar para usar os banheiros (fica dica).

Forte de Akershus

Uma fortaleza construída em 1290 que fazia a proteção da cidade quando ela ainda era chama de Christiania. A entrada nos jardins é gratuita e a vista lá de cima é maravilhosa!

Ilha de Hovedøya

Em Akker Brygge, saem os barcos que vão para as ilhas próximas da cidade. Nós escolhemos ir para Hovedøya e o percurso até lá levou menos de 10 minutos. Não tem nada de especial para fazer na ilha, mas é legal ficar caminhando para apreciar a paisagem (especialmente no inverno com tudo branquinho). Nas estações mais quentes, as pessoas costumam levar comidinhas e toalhas para fazer piquenique, deve ser incrível. Se você comprou o ticket do transporte, pode usar os barcos à vontade, pois estão inclusos.

Prefeitura de Oslo

A entrada na Prefeitura de Oslo (City Hall) é gratuita e vale a pena. O prédio é lindo por dentro e fica super próximo de Akker Brygge, onde saem os barcos, então você pode fazer a visita no mesmo dia em que for passear em Hovedøya.

Nobel Peace Center

Você também pode visitar o prédio do Prêmio Nobel. No site deles estão todas as informações com horários de visitas e valores.

Palácio Real de Oslo

Vimos o palácio apenas por fora porque, segundo as informações no site, o prédio só está aberto para visitas durante o verão. Mas ainda assim vale passar por lá, o local é super bonito e no inverno fica especialmente incrível com toda a neve acumulada.

O MELHOR LUGAR PARA VER MUITA NEVE, ESQUIAR E TOMAR CHOCOLATE QUENTE

Como mencionei no início do post, ter as dicas da Gabi fizeram nossa viagem ser maravilhosa. Além de nos ajudar com os principais pontos turísticos, ela nos contou sobre um lugar incrível para ver a neve, aproveitar o frio, tomar chocolate quente e que fica a apenas 30 minutos da cidade.

Eu não sei como Frognerseteren fica nas outras estações, mas no inverno fica surreal. Definitivamente o lugar mais lindo que já vi na vida. Era tudo tão branquinho de neve que era difícil acreditar no que meus olhos estavam vendo.

  • Como chegar em Frognerseteren

    Você vai pegar a linha 1 do metrô de Oslo - em direção a Frognerseteren - e descer na parada com o mesmo nome, simples assim. Sente no lado esquerdo do metrô e aprecie a vista na subida que é surreal. É um passeio que vale a pena do início ao fim!

  • O que fazer em Frognerseteren

    Chegando lá, você pode alugar um trenó - e indico fazer isso só se você tiver algum tipo de experiência, porque é super cheio e pode ser meio perigoso -, ou pode ir tomar um chocolate quente no único restaurante do local. Nós ficamos com a segunda opção e foi ótimo. Aí é curtir a paisagem, o frio, a neve e se divertir.

    Na volta para a cidade, paramos em Holmenkollen, 5 paradas abaixo de Frognerseteren, e vimos um Ski Jump, que é, basicamente, uma rampa IMENSA e MUITO ALTA onde esquiadores saltam para chegar o mais longe possível. É incrível!

RESUMO

Nosso tipo de turismo é mais tranquilo, por isso nem sempre vemos todos os pontos turísticos dos locais que visitamos. Esses foram os pontos turísticos de Oslo que mais gostamos. E como sempre indicamos: caminhe pela cidade. Esse é sempre o melhor jeito de ver coisas diferentes, encontrar restaurantes maravilhosos e saber como vivem, de fato, as pessoas daquele lugar.


ONDE COMER

Comemos maravilhosamente bem em Oslo, começando pelo café da manhã do The Thief. Eram tantas opções que não sabíamos o que escolher.. aí a gente repetia várias vezes, né?! haha

  • Døgnvill Burger

    Esse restaurante é ótimo! O lugar, atendimento e preços são super justos e valeu muito a pena. Nós pedimos dois hambúrgueres e adoramos (o vegetariano, minha escolha, foi o melhor que já comi na vida!). Vale pedir também a cheesecake de sobremesa para dividir. Confira o menu no site.

  • Mathallen

    O Mathallen é um galpão com vários restaurantes e lojinhas de comida. Nós adoramos esse tipo de lugar, porque sempre encontramos muitas opções e comidas diferentes. Nós escolhemos o Bistro Budapest e comemos o prato clássico deles que são três massas fritas (parece um pãozinho), cada uma com um molho e proteína diferente em cima. De sobremesa, fomos no The Cupcake & Pie, e tá aí um lugar que não facilita na hora da escolha do que comprar. Eram TANTOS doces diferentes.. foi difícil, mas escolhemos levar 2 cupcakes e a torta de limão (que foi a melhor que já comemos). Confira o site do Mathallen.

  • Tim Wendelboe

    Simplesmente o melhor capuccino que já tomei. Esse lugar é especializado em café e conta com uma variedade incrível de grãos. Vale MUITO a pena ir lá! (e eles não vendem comida, só café). Saiba mais.

  • Freddy Fuego

    Um burrito bar, com preço super justo e muito saboroso. As porções são bem servidas e o atendimento é ótimo!


Sim, é verdade o que dizem, Oslo é uma cidade cara. Por isso, é importante que você pesquise bem o que vai fazer e onde irá. Incluindo os restaurantes, onde você sempre pode perguntar se a porção de comida é suficiente para duas pessoas dividirem, por exemplo.

Quanto às compras, os valores das lojas que vimos são parecidos com Amsterdam, então não nos assustamos tanto, mas com a conversão da moeda norueguesa para o real, o valor final pode ser bem salgado. Como não compramos nada demais, não consigo dizer o que vale a pena ou não.

No geral, Oslo é uma cidade maravilhosa que nos surpreendeu muito. Foi muito mais do que esperávamos. Andamos tranquilos pelas ruas - que são limpas e organizadas -, nos sentimos seguros o tempo todo e aproveitamos ao máximo.

No meu instagram, estão salvos no destaque OSLO todos os stories que gravei durante a viagem. Dá uma olhada!

Alguma dúvida? Curiosidade? Deixa aqui nos comentários!

BEIJO