COMO SE VESTIR NO INVERNO EUROPEU
É, gente. O inverno aqui é tão rigoroso e cheio de particularidades que é preciso um guia de como se vestir no inverno europeu para não passar frio no lado de cá.
Esse é o meu terceiro inverno na Holanda e, durante esse tempo que estou vivendo aqui, aprendi muito sobre o que devo e não devo fazer na hora de me vestir para encarar as temperaturas geladas e os ventos holandeses.
Essas dicas são básicas, mas a roupa é sua e você se veste do jeito que preferir haha! Além de tudo, o frio é algo muito pessoal, então enquanto eu preciso estar com 3 camadas de roupa pra ficar bem, você pode sair de camiseta regata que tá tudo certo (mas não faça isso, por favor).
Se você está indo esquiar procure roupas específicas para isso. Nesse post, vou falar sobre como vestir para o dia a dia.
Leve em consideração o fato de que, quanto melhores forem suas roupas de inverno, menos roupas você vai precisar usar. E essa é uma dica importante, porque na europa só faz frio na rua. Dentro das lojas, restaurantes, hotéis e transportes vai estar super quentinho e ter que ficar tirando mil peças de roupa não é nada prático.
CASACOS
Esse é o item mais importante, com certeza. Por isso indico que você deixe para comprar quando chegar na europa. Os casacos são melhores, mais baratos e propícios para o inverno daqui. Dê preferência para casacos impermeáveis (que protegem do frio, chuva e neve), bem grossos e que tenham capuz. Se você quiser usar casacos de lã ou outros tecidos mais finos, lembre de usar mais camadas de roupas e checar a previsão do tempo antes de sair de casa (chuva e lã não combinam, né?!).
Leve sempre em consideração que aqui venta muito - principalmente na Holanda -, que pode chover ou nevar a qualquer hora e que estar protegido e preparado para isso é essencial. Por isso, você verá várias vezes a palavra impermeável nesse post. Nem sempre você vai ter capa de chuva ou guarda-chuva e é a roupa certa que vai te salvar.
ROUPAS TÉRMICAS
As roupas térmicas são tão essenciais quanto um bom casaco. Invista em, pelo menos, uma camiseta e uma calça térmica. Moletons térmicos também são muito bem-vindos, principalmente quando você vai para regiões de muita neve e mais frio do que o normal.
TOCA, CHAPÉU, GORRO
Proteja a sua cabeça! Uma das piores sensações da vida é quando a sua orelha congela e parece que não está mais lá.
CACHECOL E LUVAS
Aqueles lenços fininhos não adiantam de nada aqui, viu? O negócio é cachecol grosso, pesado, de lã, que parece um cobertor. De preferência que seja grande o suficiente pra cobrir o rosto e deixar só os olhos de fora hahaha. Luvas quentes de verdade, não aquelas baratinhas que esticam e ficam cheias de furinhos. Aqui você vai encontrar luvas térmicas, impermeáveis e com pelinho por dentro.. é o paraíso!
SAPATOS E MEIAS
Use sapatos confortáveis e, de preferência, impermeáveis e antiderrapantes. Chuva e neve podem destruir um sapato de camurça, por exemplo. Meias térmicas e grossas são sempre bem vindas!
Essa foi uma lista básica com os itens mais importantes. Como falei, o frio é muito relativo e você deve colocar a quantidade de roupas que achar necessário para ficar convortável e quentinho.
Indico as lojas Uniqlo, Decathlon e The North Face para comprar casacos, roupas térmicas e acessórios para o frio. Para quem vem a Amsterdam, lojas como Primark, Zara, Stradivarius e Pull&Bear tem várias peças muito boas para o inverno.
Assista o vídeo onde falo mais sobre como se vestir no inverno europeu: