7 PASSOS PARA FAZER UMA LOJA VIRTUAL

Depois de tantos pedidos e dúvidas, criei uma lista com 7 passos para fazer uma loja virtual.

1. Decida o que vai vender e para quem vai vender. É muito importante saber qual será seu segmento e seu público, dessa forma, poderá selecionara as melhores e mais efetivas ações de comunicação e marketing.

2. Defina o nome da loja e compre o domínio. Esse passo pode ser um dos mais estressantes e frustrantes. As vezes você pensa que escolheu o nome mais genial possível para sua loja, até descobrir que alguém já está usando ele. Por isso, teste várias possibilidades até encontrar o nome perfeito e que esteja disponível, pelo menos, nas versões .COM e .COM.BR.

Algumas opções de sites para compra e registro de domínio:

https://br.godaddy.com/ http://www.uolhost.com.br/lp/dominios-990.html?psid=1#rmcl http://www.locaweb.com.br/produtos/registro-dominio.html https://registro.br/

3. Decida qual será a forma de envio. É importante saber a forma de entrega dos seus produtos, seja por Correios, transportadora, motoboy ou retirada na loja. Alguns deles requerem contratos e burocracias maiores. Esse passo vai determinar, também, qual o melhor tipo de embalagem para envio dos pedidos.

4. Pesquise e defina a melhor plataforma para sua loja virtual. Na plataforma você irá fazer o cadastro dos produtos, gerenciar clientes e pedidos e tudo o mais que estiver ligado à sua loja. Existem milhares de empresas e plataformas na internet e pode parecer difícil escolher uma delas. Por isso, verifique no rodapé das lojas em que você mais gosta de fazer compras qual a plataforma delas. Além disso, vou deixar aqui uma lista de plataformas baratas e fáceis - que qualquer um pode fazer em casa - e outras em que é preciso investir mais e ter alguém/empresa que faça para você.

BARATAS E FÁCEIS:

http://www.uolhost.com.br/loja-virtual.html#rmcl http://www.iluria.com.br/ https://lojaintegrada.com.br/?gclid=CP3E3N3VmscCFVMGkQodeCEIdQ

MAIOR INVESTIMENTO:

http://www.ezcommerce.com.br/ http://www.bis2bis.com.br/ http://www.vtex.com/

5. Defina quais serão as formas de pagamento. Você pode utilizar gateways de pagamento - empresas que mediam o pagamento - ou a Cielo, por exemplo, cujo pagamento é direto e o valor é liberado diretamente para a conta do seu banco.

ALGUMAS OPÇÕES:

https://pagseguro.uol.com.br/#rmcl https://www.paypal.com/br/webapps/mpp/home https://moip.com.br/

6. Abra sua empresa e consiga seu CNPJ. Ter um CNPJ abre todas as portas para quem quer fazer uma loja virtual. Fazer contrato com correios, conseguir fornecedores e por aí vai. Além disso, o CNPJ faz com que os clientes acreditem mais na loja e comprem sem tanto medo. Clique AQUI e veja 7 passos para abrir sua empresa no site do SEBRAE.

7. Depois de ter o CNPJ, você já pode começar a procurar os fornecedores e solicitar preços e política de pagamento. Para achar os fornecedores dos produtos que você deseja vender, procure na internet, procure pelas marcas nas redes sociais para achar o contato do setor comercial e por aí vai. Você pode também olhar a embalagem dos produtos, porque lá, normalmente, consta o nome da empresa que fabrica ou distribui.

Pode parecer difícil ou complicado, mas vocês verão que é mais simples do que imaginam. Se fizerem tudo do jeito certo, mesmo as burocracias não vão atrapalhar.

Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários e irei responder e ajudar no que puder.

BEIJO