3 DIAS EM GRAMADO: DICAS E EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS NUMA VIAGEM EM FAMÍLIA
Como foi possível passar um fim de semana inteiro em Gramado com uma programação para as crianças? Hoje, quero compartilhar com vocês como foram nossos três dias em Gramado, essa cidade linda no sul do Brasil, que se tornou um destino perfeito para viajar em família! Esse post é um resumão de um vídeo lá no meu canal do Youtube: Viagem para Gramado com crianças: o que fazer, restaurantes, onde se hospedar e atrações. Além de trazer um pouco de como foram esses dias, vou dar algumas dicas importantes para quem está planejando ir para lá com os pequenos. Vamos lá?
DIA 1 – NOSSA CHEGADA E AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS (30.08)
Nosso primeiro dia começou com um café da manhã delicioso no Hotel Casa da Montanha, que foi a nossa escolha de estadia nessa viagem. O hotel existe desde 1997, sendo um dos mais tradicionais da cidade, e não nos deixou a desejar em nada! A sua estrutura é incrível, desde as acomodações com um toque clássico super charmoso que conta a história do hotel, até a modernidade na sua infraestrutura e espaços de lazer como o SPA by L’occitane, por exemplo. Sem falar na maestria no atendimento, na gastronomia e nas experiências com vinhos para aqueles que apreciam. É um lugar realmente pensado especialmente para viver uma experiência completa e em família! Ah, e a recreação infantil é um ponto alto nesse quesito. Dentro do hotel, eles disponibilizam diversas atividades e espaço de interação com as crianças. Tudo isso com o charme que já comentei e de maneira lúdica, sem ser lotado de estímulos e cores. A Sarah não perdeu tempo e foi logo aproveitar o MUNDO CASA - espaço que faz parte da KIDS EXPERIENCE. Conheca mais sobre esse espaço aqui.
Almoçamos no Casa Muttoni, um restaurante excepcional de culinária italiana colonial que oferece um rodízio de galeto (frango) e massas, além de opções à la carte. O lugar é lindo, o atendimento excelente e a comida, sem dúvida, inesquecível. Se você é de fora do Rio Grande do Sul, este restaurante é perfeito para mergulhar na cultura italiana da região, vale a pena incluí-lo no seu roteiro!
Os valores do rodízio para adultos é de R$ 145,00 e para crianças 50% do valor (R$ 72,50). Se tu quiser saber mais sobre o menu completo, clica aqui e confere todas as opções. (valores de Agosto de 2024)
À tarde foi o momento de visitarmos o Mini Mundo, um parque temático ao ar livre com réplicas detalhadas de construções de várias partes do mundo em miniatura. As construções são ricas em detalhes e únicas. Juntas, elas compõem uma “cidade” 24 vezes menor que o mundo real. Este é um passeio que vale muito a pena, tanto para crianças quanto para adultos. A Sarah, que já tem 3 anos, adorou e ficou encantada com os detalhes das réplicas. Já o Thomas, com apenas 1 ano, ainda não aproveitou tanto, mas o parque é uma parada obrigatória, principalmente se você tem crianças mais velhas. Vale lembrar que menores de 3 anos têm entrada gratuita, então se algum dos seus filhos se encaixa nessa faixa etária, aproveite! Eu adorei e foi uma das coisas mais legais que já fiz e vi em Gramado!
Finalizamos o dia no restaurante Giostra, dentro do nosso hotel. O seu nome tem um significado importante nessa experiência gastronômica. Giostra é uma palavra italiana e significa Carrossel. Como o próprio conceito do lugar já diz, é um giro pelos sabores da Itália. Nossa, e que delícia de gastronomia e ambiente! O Giostra serve pratos deliciosos com influências italianas e tem um ambiente aconchegante, ideal tanto para jantares em família quanto para momentos românticos, pois eu percebi que eles conseguiram "setorizar" os ambientes, sabe? Deixando assim um espaço mais reservado para mesas de dois e um espaço próprio para mesas maiores. Sem falar da refeição que foi simplesmente incrível, e o atendimento mais uma vez nos fez sentir em casa.
Clica aqui e confira o menu completo.
DIA 2 – EXPLORANDO O UNIVERSO E INDO À LUA COM O FONDUE DE PISTACHE (31.08)
No segundo dia, após o café da manhã no hotel, fomos ao Space Adventure, um museu fascinante com artefatos originais da NASA e várias experiências interativas sobre a ida do homem à Lua. Quero ser honesta com a minha avaliação dessa experiência. Para nós, eu senti que, no final de tudo, faltou algo, sabe? O museu é ótimo para quem entende e é apaixonado pelo assunto - o que não é muito o nosso caso. É um museu bem pragmático, o que não deixa muitas opções de interações para crianças menores. A Sarah, mesmo com 3 anos, sentiu falta de ter algo mais apropriado para sua idade, até nos perguntando onde estavam os brinquedos. hehehe
Além disso, também senti que faltou pensar melhor no conforto dos assentos do Planetário. Não ficávamos em uma posição confortável, sabe? O assento não inclinava o suficiente e não era muito propício para aquela experiência. No geral, para nós, eu sinto que não valeu muito a pena.
Voltamos ao hotel para que as crianças brincassem na brinquedoteca; mais uma vez, preciso dizer o quanto esse lugar era mágico e lúdico! O tempo voava lá dentro de tão bom que era.
Como comemos bastante no café da manhã, acabamos pulando o almoço para fazer um lanche mais tarde. E aqui fica uma dica importante: quando viajar com crianças, é essencial ajustar a programação e os horários conforme as necessidades e rotinas delas. O melhor a se fazer é planejar bem, evitando muitos compromissos seguidos para que todos estejam descansados e seja uma viagem tranquila para toda a família.
Assim como "menos é mais", com as crianças, fazer menos é o melhor a se fazer! Pode ser apenas uma única atração no dia; se o foco for aproveitar com elas intencionalmente, pode ter certeza, a viagem já valeu a pena.
Mais tarde, aproveitamos a piscina aquecida do hotel, e após a soneca das crianças, fomos jantar no famoso Chalezinho, um restaurante famoso especializado em fondue. Posso confessar uma coisa? Minha boca saliva agora só de lembrar dos sabores dos fondues, em especial o de Pistache! Eles oferecem três opções de sequências de fondue, com variações de sabores salgados e doces. Sim, preciso dizer que os preços são mais altos, mas se você puder incluí-lo no seu roteiro em Gramado, te garanto que vai valer a pena! Os sabores são incríveis, e nossos favoritos foram o de pistache, chocolate branco Kopenhagen e OvoMaltine. Para quem gosta de fondue, essa é uma experiência única!
Clique aqui e confira o menu completo.
DIA 3 - DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO (01.09)
O último dia de viagem foi como um presente: o descanso do descanso! Um domingo chuvoso e friozinho foi um clima perfeito para aproveitarmos as instalações do hotel antes de voltar para casa. Por isso, escolher um hotel com boa estrutura é essencial, especialmente com crianças pequenas. Em dias de tempo ruim ou quando o cansaço bate, ter um lugar confortável e cheio de atividades faz toda a diferença.
Nosso hotel, Casa da Montanha, nos surpreendeu pela infraestrutura, hospitalidade e atenção aos pequenos detalhes que fazem uma viagem em família ser ainda mais especial. Como eu já falei a vocês e repito - o ponto alto da viagem foi ter um lugar tão aconchegante e completo como ele! Não faltou nada, desde a chegada até nossas últimas horas, o atendimento, as acomodações e a estrutura nos proporcionaram os melhores momentos da viagem!
Com crianças pequenas, como as nossas, o ritmo da viagem foi mais calmo e adaptado às necessidades delas, mas aproveitamos cada momento dessa aventura. Gramado é uma cidade encantadora, que combina atrações para todas as idades e encanta só de você botar o pé para fora! E nós saímos de lá com o coração cheio de boas lembranças e já pensando na próxima volta. O que será que faremos?
Se você está pensando em visitar Gramado com sua família, em casal ou até sozinha, não importa, eu te recomendo demais cada lugar que visitamos e as experiências que vivemos por lá. E se você gostou das nossas acomodações no Casa da Montanha, até o dia 31 de dezembro, você pode reservar usando meu cupom: VANESSALINO. E aproveita para me contar depois como foi a sua experiência por lá!
Agora, deixa aqui para mim nos comentários: já visitaram Gramado com crianças? Quais dicas vocês têm para quem está indo? Compartilha comigo!