ROTEIRO DE 1 DIA EM AMSTERDAM

Será que dá para conhecer Amsterdam em 1 dia? SIM! É possível. Vou te ajudar a conhecer a minha cidade favorita no mundo com esse roteiro de 1 dia em Amsterdam.

Se você estiver vindo para a Europa com a KLM, saiba que a parada em Amsterdam é grátis com o stopover da empresa. Você escolhe o destino final e a parada em Amsterdam (ou Paris) é de graça na ida e na volta. Compre sua passagem com a KLM aqui.


O QUE FAZER EM AMSTERDAM EM 1 DIA

O centro de Amsterdam não é muito grande, então você pode ver e fazer muitas coisas em um dia. Eu criei um mapa para te ajudar a se localizar e assim você consegue se planejar melhor. Pode ser que você não consiga fazer tudo o que indiquei nessa lista, mas saiba que aqui estão os principais pontos, então ainda assim terá visto o que é de mais importante na cidade.


EXPLORE OS CANAIS DE AMSTERDAM A PÉ

Essa é, definitivamente, uma das minhas coisas favoritas para fazer na cidade. Eu sempre digo que Amsterdam é, por si só, um ponto turístico. A cidade é linda e não existe nenhum lugar no mundo que seja igual ao que temos aqui. Então aproveite para caminhar muito. Se perca nas ruazinhas e se apaixone por cada esquina desse lugar mágico. Como você terá apenas um dia na cidade, eu indico que vá nos canais Herengracht, Prinsengracht e Keizersgracht.

Eles foram cavados (sim, os canais de Amsterdam não são naturais) no século 17 durante a Era de Ouro Holandesa e estão cercados pelas casas típicas holandesas mais bonitas e que fazem a cidade ser o que é.


FAÇA UM PASSEIO DE BARCO

Se o tempo estiver bom, faça um passeio de barco em Amsterdam. Não importa o quanto você caminhe pela cidade, vê-la de um barco vai te dar uma perspectiva completamente diferente. E claro, é um ótimo jeito de ver muito da cidade sem ter que caminhar demais.

É óbvio que, na cidade dos canais, existirão muitas opções de empresas que fazem esse tipo de passeio. Algumas excelentes, outras boas e outras não tão boas. Depois de muita pesquisa, um dos passeios mais bem recomendados que encontrei (e com ótimo preço) foi esse, num barco semi-aberto. Indico sempre comprar todos os ingressos online, assim você evita filas, garante o lugar e às vezes consegue um preço melhor.

*Confira na confirmação da compra, se você precisa fazer a troca do voucher pelos ingressos antes de ir para o barco.

Reserve seu passeio de barco aqui!


VEJA A DAMRAK, DAM SQUARE E O PALÁCIO REAL

A Damrak é a grande avenida que vai da Estação Central (Amsterdam Centraal) até a Praça Dam (Dam Square). Percorrendo esse caminho, você vai ver prédios lindos, como o Beurs van Berlag, e ainda vai poder tirar fotos com as casas tortas de fundo.

A Praça Dam e o Palácio Real são alguns dos pontos turísticos mais conhecidos de Amsterdam. Muitos eventos acontecem lá e é sempre super movimentado, cheio de gente (e pombas, é claro). Você não precisa de muito tempo para ver os dois.


VISITE O BEGIJNHOF

O Begijnhof é uma pequena área no centro da cidade com uma igreja, casas históricas e uma das duas casas de madeira originais de Amsterdam. É claro que, sendo um ponto turístico, é provável que esteja cheio de gente quando estiver por lá.

O local está aberto todos os dias, das 9 da manhã às 5 da tarde e é gratuito. Existem duas entradas: no lado norte da Spui e no Gedempte Begijnensloot (no final da Schuttersgallery).


CAMINHE PELO MERCADO FLUTUANTE DE FLORES

Mesmo que você não queira comprar flores, o mercado flutuante de flores (Bloemenmarkt) é um must-see em Amsterdam. Você pode comprar bulbos de flores, todos os tipos de souvenirs ou só caminhar por lá. Você não precisa de muito tempo lá, mas é um lugar divertido para visitar e fazer umas fotos coloridas.


VISITE UM MUSEU: VAN GOGH, RIJKSMUSEUM OU A CASA DE ANNE FRANK

Amsterdam é famosa pelos seus muitos museus, mas honestamente, é difícil de visitar qualquer um deles se você tem apenas um dia na cidade. Se você realmente quiser ter a experiência, indico que escolha entre os três museus mais famosos da cidade: Van Gogh Museum (compre ingresso), Rijksmuseum (compre ingresso) ou Casa de Anne Frank (Anne Frank Huis).

Eu já fui nos 3 e gostei muito. O museu do Van Gogh é o meu menos favorito, digamos assim (porque não sou muito fã de arte). Com certeza a Casa de Anne Frank foi o mais marcante e intenso de todos; por isso é o que eu mais recomendo. 

*Os ingressos para a Casa de Anne Frank precisam ser comprados com pelo menos 2 meses de antecedência pela internet, pois não são vendidos na hora. Você terá data e hora marcada para a visita. Compre o seu ingresso aqui.


PRAÇA DOS MUSEUS

Mesmo que você escolha não ir ao Rijksmuseum, vale muito a pena andar pela Praça dos Museus (Museumplein) onde ele está localizado. O prédio do museu é lindo e a praça é super movimentada e cheia de vida. Durante os meses de verão, muita gente aproveita o tempo bom para fazer piqueniques ou só relaxar na grama. Enquanto no inverno, a praça vira uma pista de patinação, com várias barraquinhas de comida e souvenirs.

DICA: A famosa placa I AMSTERDAM costumava ficar na Museumplein, mas foi retirada esse ano e agora está sendo colocada em lugares diferentes da cidade. Caso você queira garantir sua foto, no Aeroporto Schiphol você pode encontrar um letreiro.


EXPLORE O BAIRRO JORDAAN

Se você quiser sentir a vibe de um autêntico bairro residencial em Amsterdam, vá ao Jordaan. Não te um lugar específico onde você deve ir e nem um tempo necessário para que você fique lá. Eu sugiro que desligue o mapa e apenas caminhe pelas ruazinhas desse local tão especial, cheio de lojas, bares e cafés.

Você pode deixar esse local de lado, caso não tenha mais tempo. Ou então ir até lá para almoçar ou tomar um café.


VISITE AS 9 RUAS

As 9 ruas (De Negen Straatjes) são as ruas que conectam os canais entre a Leidsegracht e Raadhuisstraat. Você pode passar por essas ruas enquanto estiver explorando os canais da cidade: dois pontos turísticos de uma só vez.

Essa área é famosa pelas lojas especiais, boutiques e lojas vintage (você também encontra lojas de marcas famosas, como Dr. Martens, Levis, Timberland e Vans). Veja aqui a lista completa de lojas.


VISITE O BAIRRO DA LUZ VERMELHA

Esse bairro pode ser meio polêmico e talvez você não queira adicioná-lo ao seu roteiro, mas como é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, precisamos incluir na lista.

É no bairro da luz vermelha (Red Light District) em que estão as mulheres (prostitutas) nas vitrines e muitos dos mais famosos Coffeeshops de Amsterdam. Você pode ir até lá durante o dia, mas se quiser ter a experiência real é melhor ir no final da tarde ou à noite.


CAMINHE PELOS CANAIS DE AMSTERDAM À NOITE

Essa é outra das minhas coisas favoritas daqui. A cidade fica linda à noite, toda iluminada, e muitos dos canais têm uma iluminação especial só para eles. Por isso, vale a pena finalizar o seu dia em Amsterdam caminhando pelos canais à noite (ou você pode deixar para fazer seu passeio de barco no final do dia para descansar de toda a caminhada que fez).


Amsterdam é uma cidade pequena, mas tem muito para fazer por aqui. Se você conseguir caminhar pelos canais e comer a melhor torta de maçã do mundo, com certeza a visita já vai ter valido a pena.

E não se esqueça de comprar todos os seus ingressos com antecedência para garantir que consiga ver todas as atrações que deseja sem perder tempo em filas.

Em breve farei um GUIA DE RESTAURANTES DE AMSTERDAM, mas enquanto ele não chega, confira aqui vários restaurantes que eu adoro na cidade.

Espero que o seu dia em Amsterdam seja incrível e que você aproveite muito. Depois me conta o que achou e se conseguiu fazer tudo?