ROTEIRO DE 5 DIAS EM PORTUGAL

Depois de ir duas vezes para Lisboa e nos apaixonar pela cidade, a gente decidiu que era hora de conhecer os outros charmes de Portugal. Por isso, numa viagem intensa - e um pouco cansativa - conhecemos 5 cidades em 5 dias e agora posso compartilhar nosso roteiro de 5 dias em Portugal com vocês. Antes de seguirmos com o roteiro, vale dizer que os hotéis que ficamos foram todos escolhidos à dedo com base no preço e localização. Ou seja, não eram hotéis cheios de estrutura e luxos, mas eram bons o suficiente e bem localizados.

Outra informação importante: não seguimos roteiros específicos nas nossas viagens. A gente só lê quais são os principais pontos turísticos de cada lugar e, se der tempo e a gente sentir vontade, passamos por eles.

Nos locomovemos de uma cidade para outra com trens e ônibus. Algumas passagens consegui comprar pela internet e outras compramos na hora em cada estação. O site para compra de passagens em Portugal é esse aqui.

DIA 1 - PORTO

A primeira cidade da lista foi Porto. Descemos no aeroporto de lá, porque a passagem saindo de Amsterdam ficava mais barata e já poderíamos conhecer uma das mais famosas cidades de Portugal.

Nossa primeira parada, depois de deixar as malas no hotel, foi tomar café da manhã no lugar favorito do João: MANTEIGARIA, o restaurante com o melhor pastel de nata que a gente já comeu.

Passamos pela famosa Ponte D. Luis I - a vista é linda e recomendo muito que estejam por lá no fim da tarde para ver o pôr-do-sol.

Depois fomos para a Torre dos Clérigos que fica na parte alta da cidade e tem uma vista incrível (inclusive a torre fica bem pertinho da livraria Lello, super famosa por causa de JK ROWLING). A entrada custa €5 e você pode ver mais informações aqui.

Por fim, nosso último ponto turístico foi o Palácio da Bolsa, que foi minha "coisa" favorita da cidade, por causa do Salão Árabe. Neste palácio, você fará uma visita guiada que custa €9 e tem duração média de 45 minutos. Veja mais aqui. *Os ingressos esgotam rápido, por isso indico que comprem os ingressos o quanto antes!

DIA 2 - AVEIRO

Aveiro foi uma grande surpresa pra gente. Que cidade incrível! É pequena, fácil de conhecer caminhando, toda charmosa e com as casinhas no estilo português clássico.

Escolhemos fazer por lá as coisas que mais nos chamaram atenção: passeio de barco pelos canais da cidade e dar um oi para o mar :)

O passeio de barco custou €10 por pessoa e você compra na hora mesmo, com qualquer uma das empresas na beira do canal. Durante o passeio eles vão te contar coisas da cidade. É bem rapidinho, deve ter durado uns 15-20 minutos no máximo. Depois pegamos um ônibus regular e fomos para a Praia da Costa Nova, onde estão as casas coloridas mais fofas que já vi. Assistimos um pouco do pôr-do-sol num barzinho a beiramar e voltamos para a cidade.

Foi em Aveiro que comi o melhor camarão da minha vida! Sou apaixonada por frutos do mar e o pessoal do restaurante Maré Cheia sabe como prepará-los. Tivemos sorte por chegar lá e ter lugar disponível, por isso indico que façam reserva antes.

Experimentamos também os famosos ovos moles, doce a base de ovos, super famosos em Aveiro. Comemos na Confeitaria Peixinho e adoramos!

DIA 3 - COIMBRA

Coimbra é uma cidade pequena e linda. Não vimos muitos pontos turísticos, porque decidimos ficar só curtindo o que mais tínhamos gostado (andar pela cidade e ver o movimento na praça em frente à igreja de Santa Cruz) - e porque já estávamos cansados de subir tantas ladeiras. Conhecemos a famosa Universidade de Coimbra e confesso que, para mim, a Biblioteca Joanina é a única parte da universidade que vale a pena ser visitada. Não é possível tirar fotos dentro dela, mas indico que procurem por fotos no google. O lugar é incrível! Infelizmente, para poder conhecer a biblioteca, você precisa comprar o ingresso mais caro da visita à Universidade. Veja mais sobre os ingressos aqui.

*Para chegar na parte alta de Coimbra, pegamos um ônibus regular da cidade.

*As ladeiras são bem intensas e altas. Esteja com roupas e sapatos confortáveis.

Almoçamos e jantamos no restaurante Tapas nas Costas e indico que você faça o mesmo. Vale fazer reserva, porque está sempre lotado!

DIA 4 - LISBOA

Lisboa é nossa cidade favorita de Portugal, mas confesso que só adicionamos no roteiro, porque tínhamos um show para assistir lá - caso contrário, teríamos aproveitado para conhecer outra cidade.

Fizemos o de sempre: comemos pastel de nata na Manteigaria, passeamos um pouquinho e fomos curtir o VillaMix.

DIA 5 - NAZARÉ

O João, meu marido, adora surf e estava super empolgado para conhecer Nazaré, a praia das ondas gigantes. Infelizmente chegamos lá bem no comecinho da temporada e, por isso, vimos ondas de no máximo 2,5 metros (elas podem chegar a 30 metros!).

A cidade é super pequena e muito bonitinha, bem charmosa, sabe? Caminhamos por lá, conhecemos a Praia da Nazaré, que fica na parte baixa da cidade, e fomos ao Farol da Nazaré, que nos permitia ver as famosas ondas da Praia do Norte. Para entrar no farol, você paga 1 euro (ou 2 euros, não me lembro bem e não consegui achar na internet).

Vale lembrar que existe um elevador que te leva para as partes alta e baixa da cidade e ele custa €1,20 para um trecho e €2,40 ida e volta. Indico muito que utilizem esse transporte, porque além de ser uma experiência diferente e te mostrar uma vista incrível de Nazaré, você não vai precisar subir os muitos degraus que existem nessa montanha - acredite em mim, a gente fez isso e não foi legal hahaha.

Fomos na Hamburgueria Mooo, restaurante de um casal de brasileiros, e adoramos. A comida é muito boa e o creme bruleé é maravilhoso!

*Para chegar em Nazaré saindo de Lisboa, fomos de ônibus e compramos as passagens nesse site.

E essa foi nosso roteiro de 5 dias em Portugal. Se ficaram com alguma dúvida, deixem aqui nos comentários!